Artigo

Edição Especial:
Segurança e Desenvolvimento: a importância do combate ao mercado ilegal

Seminario Segurança e Desenvolvimento

ETCO patrocinou seminário da Folha de São Paulo, realizado ontem em Brasília, sobre segurança e desenvolvimento, que teve como tema principal a importância do combate ao mercado ilegal e sua relação direta com a questão da segurança pública.

Os debates durante o evento foram feitos por especialistas e representantes do poder público e da sociedade civil, que trataram de assuntos essenciais para o combate ao contrabando e outras práticas ilegais.

Durante o Seminário, o Movimento em Defesa do Mercado Legal, liderado pelo ETCO e o FNCP, que conta com a participação de mais de 70 entidades e associações, lançou o Manifesto pela Segurança e Desenvolvimento, que foi entregue às lideranças presentes.

A abertura do evento ficou a cargo do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen, seguido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM).

O debate sobre mercado ilegal, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo contou com a participação do diretor de Inteligência do COAF, Antonio Carlos Ferreira de Souza, do presidente do ETCO e do FNCP, Edson Vismona e Emanuele Ottolengui, da Foundation for Defense of Democracies.

O Ministro do TCU, Augusto Nardes e o diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal, falaram sobre o controle de fronteiras. A Senadora Ana Amélia (PP/RS) fez um discurso sobre a influência da carga tributária no comércio ilegal.

Sobre a relação entre o contrabando e o avanço da criminalidade nas cidades, participaram o prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Junior, o prefeito de Campinas e presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette e Isabel Figueiredo, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

O deputado federal e presidente da Frente Parlamentar Mista de combate ao Contrabando e à Falsificação, Efraim filho, encerrou o evento.

Confira aqui alguns destaques do seminário.

Orçamento baixo emperra combate ao contrabando, afirma Rodrigo Maia
Presidente da Câmara abre seminário Segurança e Desenvolvimento: a importância do combate ao mercado ilegal

Comunicação entre órgãos de controle é essencial para coibir o comércio ilegal
Especialista explica a ligação entre associações de contrabando na América Latina e organizações terroristas

É impossível controlar fronteiras sem tecnologia, diz Ministro Etchegoyen
...

Ministro Nardes defende a criação de acordos bilaterais para controlar a entrada ilegal de drogas e armas
...

Tolerância com pirataria e carga tributária incentivam contrabando, diz senadora
Ana Amélia defende a criação de novas políticas públicas de combate ao crime

Seminario Segurança e Desenvolvimento

Esse informativo eletrônico é uma publicação do ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial
Presidente Executivo: Edson Vismona
Gerente Executiva: Andrea Lopes
Conselho de Administração: Presidente: Victório Carlos De Marchi Conselheiros Titulares: Alexandre Kruel Jobim, Jorge Luiz Oliveira, Renato Casarotti Conselho Consultivo: Presidente: Everardo de Almeida Maciel Conselheiros: André Franco Montoro Filho, Aristides Junqueira, Celso Lafer, Ellen Gracie Northfleet, Hamilton Dias de Souza, Hoche Pulchério, João Grandino Rodas, João Roberto Marinho, Jorge Raimundo Filho, Leonardo Gadotti Filho, Luiz Fernando Furlan, Maria Tereza Sadek, Nelson Jobim, Roberto Abdenur, Roberto Faldini, Tércio Sampaio, Theo van der Loo.
Rua Viradouro, 63 – 6º andar- Itaim Bibi São Paulo – SP – tel.: (11) 3078-1716
Textos e edição: Andrea Lopes / Matérias: FOLHA DE SÃO PAULO / Editoração: BZO.

Associados ETCO:
Ambev, Coca-Cola, Pepsi, Sindicom e Souza Cruz.
Colaborador Voluntário: Pernod Ricard.

www.etco.org.br